Aplicativos para Linux

[A história do Linux]*[ Segurança ]*[ Execução de Programas ]*[ Comandos de diretórios ]*
[ Comandos de arquivos ]*[ Comandos Diversos ]*[ Comandos de Rede ]*[ Comandos de contas ]*
[ Permissões ]*[ Gerenciamento de pacotes ]*[ Manutenção do sistema ]*[ Aplicativos para Linux ]*
[ Iptables ]*[ Instalação do Linux ]*[Compilando o Kernel]


Guia Foca GNU/Linux
Capítulo 30

Este capítulo traz uma lista de aplicativos e suas características e tem como objetivo servir de referência para a escolha de um programa que atenda as suas necessidades específicas.

Os programas descritos aqui são “Clientes”, ou seja, fazem acesso a um programa “Servidor” (como é o caso dos navegadores) para funcionarem. Os programas servidores estão descritos na versão Avançado do guia, de forma passo a passo, características e métodos de configuração recomendados.

Se você conhece um bom programa e acha que ele deveria estar aqui, me avise pelo email gleydson@guiafoca.org.


30.1 Aplicativos Básicos

São aplicativos que fazem parte do cotidiano da maioria dos usuários domésticos e de empresas.


30.1.1 Editores de Texto

vi
Modo Texto – (existem algumas versões adaptadas para o modo gráfico). É um dos editores padrões dos sistemas GNU/Linux e sua interface é complexa e possui muitas funções (usuários GNU/Linux avançados adoram a quantidade de funções deste programa). Recomendo que aprenda o básico sobre ele, pois sempre estará disponível caso ocorra algum problema no sistema.

Para sair do editor vi sem salvar pressione ESC e digite :q!. Para sair do editor e salvar pressione ESC e digite :wq.

elvis
Modo Texto – possui boa interface de comunicação com o usuário, suporte a HTML e Metacaracteres.

ae
Modo Texto – é um dos editores padrões dos sistemas GNU/Linux (encontrado nas distribuições Debian e baseadas). Sua interface é mais fácil que o vi. Também recomendo que aprenda o básico sobre ele, pois é requerido para a manutenção do sistema.

Para sair do ae sem salvar pressione CTRL+Q, para salvar o texto pressione CTRL+X e CTRL+W (após isto se quiser sair do editor, pressione CTRL+Q).

jed
Modo Texto – Recomendável para aqueles que estão acostumados com o EDIT do DOS e gostam de menus suspensos. Sua interface é de fácil operação.

O jed possui recursos poderosos para programadores de C e outras linguagens que faz auto-tabulação, auto-identação e delimitação de blocos de código através de cores.

mcedit
Modo Texto – Muito fácil de utilizar e possui interface em Português do Brasil, em geral não requer um tutorial para aprendizado. Este programa faz parte do pacote Midnight Commander (conhecido também como mc).

Você utiliza as teclas de função (F1 a F10) para salvar o texto, procurar palavras no texto, pedir ajuda, sair, etc. Ele possui recursos para colorir blocos de código (testado com arquivos HTML e SGML).

joe
Modo Texto – É um editor muito versátil e você pode escolher inclusive sua interface.

gedit
Modo Gráfico – editor do Gnome, sua interface de comunicação é ótima e recomendado para aqueles que gostam de trabalhar com muitos arquivos abertos, copiar e colar, etc. Possui muitos recursos de operação de arquivo, tabulações, browser, diff de documentos, etc.

gxedit
Modo Gráfico – Editor no estilo do gedit, sua interface de comunicação com o usuário é ótima, possui suporte a e-mail, mede o número de toques por minuto do usuário (digitação), suporte a tags HTML, audio, rede, correção ortográfica, etc.


30.1.2 Aplicativos para Escritório

Open Office
Modo Gráfico – Pacote de Escritório contendo editor de texto, planilha de cálculo, banco de dados, digitalizador de imagens, editor gráfico, calculadora, navegador, e-mail, abre todos os arquivos do MS Office 2000 e sua interface é idêntica aos programas do Office, não requerendo novo treinamento dos usuários. Todos os programas do Open Office são iniciados através de uma interface virtual idêntica ao Windows (com menu iniciar e tudo mais).

Possui versão em Português e sua versão atual é a 1.0. Além da impressionante integração entre os programas que compõem o conjunto, o Open Office possui um frame de navegação com centenas de modelos, barra de desktop, localização fácil de arquivos e abertura instantânea.

O Open Office possui mais recursos que o Office e não custa nada! Seu tamanho para download é de 80MB e não requer o pagamento de licenças para a instalação em computadores de empresas ou domésticos.

O equipamento mínimo que recomendo para a execução do Open Office é um 586 com 64 MB de memória RAM e 200 MB Livres no disco rígido. Sua instalação é feita em modo gráfico e o tamanho ocupado no disco depende dos componentes selecionados.

Abiword
Modo Gráfico – é um editor de Textos mais simples que o Star Office e uma boa interface de operação que possui suporte a arquivos do Office 2000.

O equipamento mínimo que recomendo para a execução do Abiword é um 486 com 8 MB de memória RAM e 7 MB de espaço livre no disco rígido (ele pode ocupar menos espaço caso as bibliotecas compartilhados que utiliza já estiverem instaladas).

Corel Word Perfect
Modo Gráfico – Pacote de escritório da Corel. Uma alternativa ao Open Office. Ele requer o pagamento de licenças para seu uso.


30.1.3 Internet

Netscape 4.73
Modo Gráfico – Versão do Netscape Communicator para GNU/Linux, com criptografia forte, programa de e-mail, news, editor interativo de páginas HTML, catálogo de endereços. Também possui suporte a rede proxy e conexão via firewall.

Equipamento mínimo recomendável: 486 com 32 MB de RAM e 40 MB de espaço em disco livre.

Mozilla
Modo Gráfico – Navegador que inspirou a construção do Netscape, foi o primeiro navegador gráfico e hoje a versão do Netscape 6.0 é baseada no Mozilla. Se gosta de frescuras na aparência do navegador escolha este mas o desempenho do Netscape 4.73 é melhor… Também possui suporte a rede proxy e conexão via firewall

Equipamento mínimo recomendado: 486 com 48 MB de RAM e 40 MB de espaço em disco livre.

Arena
Modo Gráfico – navegador pequeno, sem suporte a Java e Frames, ideal para computadores menos potentes. Recomendo o Lynx!

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 8 MB de RAM e 12 MB de disco

Opera
Modo Gráfico – Navegador pequeno, sem suporte a Java e Frames, ideal para computadores menos potentes. Ainda recomendo o Lynx!

Lynx
Modo Texto – Agora sim! Navegador pequeno, não tem suporte a frames mas exibe uma listagem permitindo selecionar qual será aberto, sem suporte a Java e muito flexível em sua configuração (dê uma olhada na quantidade de opções no arquivo /etc/lynx.cfg). Também funciona via proxy tradicional ou firewall.

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 2 MB de disco.

Pine
Modo Texto – Programa de E-Mail muito usado entre os usuários GNU/Linux, mas não é gratuito… Possui suporte a criptografia PGP e HTML em sua nova versão.

Mutt
Modo Texto – Outro programa de E-mail muito usado pelos usuários do GNU/Linux. Possui suporte a criptografia PGP, cores de destaque nas mensagens e processamento de links HTML. É muito personalizável (veja a quantidade de opções no arquivo de configuração /etc/Muttrc). Sua interface é em Português.

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 2 MB de disco.

ftp
Modo Texto – O próprio! faz cópias de arquivos de um site remoto para seu disco local ou vice versa. Veja ftp, Seção 11.4 para mais detalhes.

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 1 MB de disco.

telnet
Modo Texto – Conexão ao terminal virtual remotamente. Permite controlar seu terminal remotamente através de uma conexão via rede TCP/IP. Veja telnet, Seção 11.2 para mais detalhes.

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 1 MB de disco.

talk
Modo Texto – Permite conversar com outros usuários GNU/Linux conectados através de uma rede TCP/IP no estilo do Bate Papo ou do Chat do ICQ. Veja talk, Seção 11.8 para mais detalhes.

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 1 MB de disco.

fetchmail
Modo Texto – Permite baixar as mensagens de seu servidor de e-mail para o seu diretório de usuário no sistema.

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 1 MB de disco.

procmail
Modo Texto – Organiza mensagens em arquivos separados de acordo com a origem/assunto/conteúdo. O procmail é muito flexível e também permite resposta automática de acordo com alguns tipos de mensagens e a criação de filtros de mensagens muito poderosos caso você conheça e saiba integrar as ferramentas do sistema.

bitchx
Programa de IRC muito complexo e poderoso. Ele opera em modo texto e em modo gráfico (xbitchx). Tem que ter disposição de hacker para aprender o que significam cada uma das 4 telas de comandos obtidos com o /help.

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 4 MB de disco.

xchat
Programa de IRC muito fácil de usar e com muitos recursos. Ele possui versões para modo texto e gráfico e possui suporte a scripts Perl e Python, personalização de menus, comandos, etc. Sua flexibilidade é muito boa para quem conhece os comandos dos clientes IRC. Também permite o log das conversas públicas e privadas. Também funciona via proxy tradicional ou Firewall.

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 8 MB de RAM e 3 MB de disco.

licq
Modo gráfico – Programa de ICQ gráfico para GNU/Linux. Apesar de ter muitos recursos, sua interface é muito organizada e possui suporte a seleção de sua aparência (Skins). Emite avisos sonoros e levanta-se sobre as outras janelas durante o recebimento de mensagens. Também funciona via proxy tradicional ou Firewall.

Equipamento mínimo recomendado: 486 com 16 MB de RAM e 10 MB de disco.

gaim
Modo gráfico – Possui suporte a múltiplos protocolos, podendo se conectar ao ICQ, MSN, Jabber, e outros.

Equipamento mínimo recomendado: 486 com 16 MB de RAM e 20 MB de disco.

zicq
Modo Texto – Programa de ICQ em modo Texto.

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 1 MB de disco.

amsn
Modo Gráfico – Suporta protocolo MSN.

Equipamento mínimo recomendado: 486 com 16 MB de RAM e 8 MB de disco.


30.1.4 Emuladores

DosEmu
Emulador do DOS. Permite executar aplicativos e jogos de DOS no GNU/Linux

Equipamento mínimo recomendado: 486 com 8 MB de RAM e 4 MB de disco.

Wine
Emulador de Windows. Permite executar aplicativos desenvolvidos para Windows 3.1X, 9X, NT e 200x no GNU/Linux.

Equipamento mínimo recomendado: 486 com 16 MB de RAM e 12 MB de disco.


30.1.5 Utilitários

Midnight Commander
Gerenciador de Arquivos no estilo do Norton Commander e Far. Opera tanto em modo texto e gráfico e possui todas as qualidades dos gerenciadores acima, mais o suporte ao painel FTP, permissões de arquivos e dicas sobre o sistema. Simples, prático e útil.

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 4 MB de RAM e 2 MB de disco.

wget
Modo Texto – Permite a cópia completa de sites remotos e também pode ser usado como mirror. Com o simples comando wget http://www.guiafoca.org, todo o site do guia Foca Linux será gravado em seu disco. O wget também tem a característica de resumir downloads interrompidos e copiar somente arquivos mais novos.

Gostou da idéia? Isto é só o começo! existem ferramentas mais poderosas no GNU/Linux :-)

Equipamento mínimo recomendado: 386 com 4 MB de RAM e disco dependendo do tamanho do site que deseja copiar (um disco maior que 540 MB exige uma placa mãe com suporte a LBA :-)


30.1.6 Administração do Sistema

logcheck
Envia um E-Mail periodicamente ao usuário alertando sobre ocorrências especiais encontradas nos logs do sistema, como tentativas de invasão sem sucesso, tentativas de acesso ao usuário root do sistema, erros nos dispositivos, mensagens dos daemons, inetd, etc.


30.2 Listagem de Aplicativos para GNU/Linux

Esta seção contém uma listagem dos mais diversos tipos de aplicativos/ferramentas/scripts/suites/servidores, etc. para GNU/Linux com sua respectiva descrição. A listagem está organizada em ordem alfabética e subseções para facilitar a sua navegação e localização do aplicativo desejado.

Alguns aplicativos marcados com (D) no final da descrição são Docks que são executados como ícones no gerenciador de janelas.


30.2.1 Periféricos / Gerenciamento de Hardware

  • 3c5x9utils – Utilitários de configuração e diagnóstico para placas 3Com 5×9
  • apcupsd – Gerenciamento de Energia para No Breaks APC
  • buffer – Programa de buffering/reblocking para backup em tapes, impressão, etc
  • dds2tar – Ferramenta para usar características DDS de unidades DAT com o programa tar da GNU
  • dtlk -Controlador de dispositivo Linux para o DoubleTalk PC
  • eject – ejeta CDs e opera CD-Changers sob o Linux
  • estic – Programa de administração para ISDN PABX ISTEC 1003/1008
  • gatos – Software de captura TV All-in-Wonder da ATI
  • genpower – Monitor de No Break e manipulador de falhas de energia
  • hdparm – Permite fazer um ajuste fino na performance do disco rígido
  • hpscanpbm – Utilitário para o Scanner HP ScanJet
  • hwtools – Coleção de ferramentas para o gerenciamento em baixo nível do hardware
  • isapnp – Permite configurar recursos de dispositivos Plug-and-Play no Linux
  • jazip – monta e desmonta Zip drives Iomega e/ou Jaz
  • jaztool – Utilitário para manipular drives Iomega
  • joystick -Ferramentas de teste e calibragem de Joysticks
  • lcdproc – Daemon de tela LCD
  • lm-sensors – Utilitários para ler a temperatura/voltagem/sensores da ventoinha da CPU
  • mtx – Controla unidades tape autochangers
  • pciutils – Utilitários PCI para o Linux (para kernels 2.[123].x )
  • powstatd – Daemon de monitoramento de No Breaks configurável
  • prime-net – Permite doar ciclos da CPU não usados – Cliente PrimeNet GIMPS
  • sane-gimp1.1 – Interface para Scanners no gimp
  • sane – Interface para Scanners. Permite a comunicação e uso de diversos tipos de scanners diferentes.
  • setcd – Controla características de funcionamento de sua unidade de CD-ROM (auto-lock, auto-eject, etc)
  • sformat – Formatador de discos SCSI e ferramenta de reparo
  • svgatextmode – Executa o modo de texto em alta resolução
  • synaptics – Configura um TouchPad da Synaptics
  • upsd – Programa monitor de No Breaks
  • wanpipe – Utilitários de configuração para placas Sangoma S508/S514 WAN
  • wdsetup – Utilitário de configuração para placas ethernet Western Digital e SMC
  • xsane-gimp1.1 – Uma interface X11 baseada no GTK para o SANE (Scanner Access Now Easy)
  • xsane – Uma interface X11 baseada no GTK para o SANE (Scanner Access Now Easy)
  • xviddetect – Detecta o modelo da placa de vídeo e indica servidores X associados a placa

30.2.2 Internet

  • arena – um navegador WWW compatível com HTML 3.0 para o X
  • bezerk – Cliente IRC baseado em GTK
  • bitchx – Cliente IRC Avançado
  • bitchx-gtk – Interface gráfica GTK para o BitchX
  • cftp – Cliente ftp de tela cheia
  • chimera2 – Navegador Web para o X
  • dxftp – Cliente FTP Darxite baseado em linha de comando
  • epic4 – Cliente irc epic irc client, versão 4
  • epic – Cliente ircII modificado com funcionalidades adicionais
  • everybuddy – Cliente ICQ, AOL, Yahoo (tudo em 1)
  • express – Navegador web baseado em GTK para o GNOME
  • filerunner – Programa FTP e Gerenciador de Arquivos baseado em X
  • ftp – O cliente FTP padrão
  • ftp-upload – Envia arquivos FTP através de um script
  • gaim – Um clone GTK do AOL Instant Messenger
  • gftp – Cliente FTP do X/GTK+
  • gnap – Cliente Gnome para o Napster
  • gnapster – Cliente Napster para Linux – localiza arquivos MP3 na Internet
  • gnomeicu – Clone pequeno, rápido e funcional do Mirabilis ICQ
  • gnome-napster – Cliente Napster para Linux – localiza arquivos MP3 na Internet
  • gpppon – Um applet do gnome que funciona como uma interface ao pon e poff
  • gzilla – Um navegador web baseado em GTK
  • irssi – Cliente IRC para Gnome
  • isdnbutton – Inicia e Interrompe conexões ISDN e mostra status
  • licq-data – Arquivos de daods para o Licq
  • licq-plugin-qt2 – Interface gráfica para o Licq usando bibliotecas QT2
  • licq – Programa ICQ gráfico para Linux
  • lynx – Navegador WWW em modo texto
  • micq – Cliente ICQ baseado em texto com muitas características
  • mosaic – Navegador WWW Gráfico
  • mozilla – Um Navegador WWW de código aberto para o X e GTK+
  • ncftp2 – Um cliente FTP com interface fácil e com muitas características
  • ncftp – Um cliente FTP com interface fácil e com muitas características
  • Netscape – Navegador gráfico com programa de e-mail, news, livro de endereços, editor de páginas HTML. Suporta Java, tabelas, frames, CSS, proxy, etc…
  • ppxp – Programa PPP
  • ppxp-tcltk – Console tk do ppxp
  • ppxp-x11 – Console X do ppxp
  • quickppp – Ferramenta de configuração PPP
  • realplayer – Real Player
  • sysnews – Mostra noticias do sistema (de /var/news)
  • talk – Permite conversar com outro usuário conectado ao sistema ou via rede TCP/IP
  • tftp – Programa trivial file transfer
  • tik – Cliente Tcl/Tk do serviço AOL Instant Messenger
  • utalk – programa parecido com o talk com características adicionais
  • vrwave – Navegador baseado em VRML 2.0 java
  • vrweb – Um navegador VRML e editor
  • wvdial – Discador PPP com inteligência embutida.
  • wxftp-gtk – Um programa ftp gráfico com a interface GTK
  • xchat – Cliente IRC para X similar ao AmIRC
  • xchat-gnome – Cliente IRC para o GNOME similar ao AmIRC
  • xisp – Uma interface X amigável ao pppd/chat
  • xitalk – Programa talk que lista usuários atuais do sistema. Ele também pode iniciar uma seção talk, tocar som, executar um aplicativo, etc. durante uma requisição talk
  • xrn – Leitor de news NNTP baseado em X
  • xtalk – Um cliente X-Window BSD talk, escrito em Python
  • ytalk – Programa talk avançado com suporte ao X
  • zicq – Cliente ICQ baseado em ncurses

30.2.3 Conferência de audio/vídeo via Internet/Intranet

  • camediaplay – Interface de Câmera Digital
  • cqcam – Programa de Controle da Câmera Colorida QuickCam (PC/Paralela)
  • gphoto – Aplicativo Universal para câmeras digitais
  • gstalker – Stock and commodity price charting utility
  • photopc – Interface para câmeras digitais
  • phototk – Interface gráfica para câmeras digitais
  • qcam – Capturador de Imagens da QuickCam
  • qvplay – Ferramenta de comunicação para a câmera Casio QV
  • rat – RAT – Ferramenta de conferência de audio unicast e multicast
  • Vat – Ferramenta de audio conferência via rede/Internet
  • vic – Ferramenta de vídeo conferência
  • wbd – Prancha de Desenho para Multicast
  • webcam – Captura e faz o upload automático de imagens para um servidor web

30.2.4 Gerenciamento de WebSites / Linguagem HTML

  • adacgi – Interface CGI para o Ada
  • amaya – Editor HTML Gráfico da w3.org
  • analog – Analiza arquivos de log de servidores www
  • bk2site – Utilitário para tornar bookmarks em páginas parecidas com o yahoo/Slashdot
  • bluefish – Um editor HTML baseado em Gtk+
  • bookmarker – Gerenciamento de bookmark baseado em WWW, ferramenta de recuperação e procura
  • bookmarks – Outra coleção de bookmarks
  • browser-history – Daemon do usuário que captura URLs procuradas e as registra
  • c2html – Destaca códigos em C para apresentação em WWW
  • cgic-capture – Captura de ambiente CGI para depuração
  • cgiemail – Conversor de formulário CGI para E-Mail
  • cgilib – Biblioteca CGI simples
  • cgiwrap – Permite usuários ordinários executar seus próprios Scripts CGI
  • checkbot – Verificador de links WWW
  • cocoon – Um Framework de publicação XML/XSL
  • cronolog – Um roteador de arquivos de log para servidores web
  • curl – Copia um arquivo de um servidor FTP, GOPHER, ou HTTP (sem suporte a ssl)
  • cvs2html – Cria versões em html dos logs do CVS
  • faqomatic – FAQ cgi online e interativa
  • freetable – Um script em Perl que facilita a produção de tabelas HTML
  • gifsicle – Poderoso programa para a manipulação de imagens GIF
  • giftrans – Converte qualquer arquivo GIF em um GIF89a
  • gnujsp – Uma implementação gratuita do Sun’s Java Server Pages (JSP 1.0)
  • gtml – Um pré-processador HTML
  • htdig – Sistema de procura WWW para a Intranet ou uma pequena internet
  • htget – Um capturador de arquivos que obtém arquivos atraes de servidores HTTP
  • htmldoc – Processador HTML que gera arquivos HTML, PS, e PDF indexados
  • htmlgen – Geração de documentos HTML com scripts em Python
  • htp – Um pré-processador HTML
  • http-analyze – Um analizador rápido de logs de servidores WWW
  • hypermail – Cria arquivos HTML de listas de discussões por E-Mail
  • imaptool – Uma ferramenta para a criação de mapas de imagens do lado cliente
  • imgsizer – Adiciona os atributos WIDTH e HEIGHT a tags IMG tags em arquivos HTML
  • imho – Módulo de E-Mail baseado na Web para o Roxen (usando IMAP)
  • imp – Programa de E-Mail baseado em IMAP para a Web
  • java2html – Destaca códigos em Java e C++ para apresentação via WWW
  • jserv – Motor Java Servlet 2.0 com um módulo Apache adicional
  • junkbuster – O Junkbuster da Internet!
  • latte – A linguagem para transformação de texto (atualmente para html)
  • linbot – Verificador de links de sites WWW
  • lists-archives – Arquivo Web para listas de discussão por E-Mail
  • mailto – Ligação de formulários WWW com o programa de E-Mail
  • muffin – Um proxy Web pessoal e extensível
  • pas2html – Destaca fontes do Pascal e Modula para apresentação via WWW
  • pcd2html – Scripts para converter imagens PCD para páginas HTML comentadas
  • perl2html – Destaca fontes do Perl para apresentação via WWW
  • php3 – Uma linguagem script embutida em HTML – lado do servidor
  • php4 – Uma linguagem script embutida em HTML – lado do servidor
  • phplib – Biblioteca para escrever aplicações para a Web facilmente
  • plugger – Plug-in Mime do Netscape
  • rpm2html – Gera índices HTML dos diretórios de RPMs
  • screem – Um ambiente de desenvolvimento de website
  • sitecopy – Um programa para gerenciar um site WWW via FTP
  • squishdot – Sistema de discussão/news baseado na Web
  • swish-e – Sistema simples de indexação Web para Humanos
  • swish++ – Sistema simples de indexação Web para Humanos++
  • tidy – Verificador de sintaxe HTML e reformatador do código
  • w3mir – Ferramenta de cópia completa HTTP e mirror
  • wdg-html-validator – Verificador de arquivos HTML
  • webalizer – Programa de análise arquivos de log do servidor Web
  • weblint – Um verificador de sintaxe e estilo mínimo para HTML
  • webmagick – Cria uma galeria de thumbnails para website
  • websec – Secretária Web
  • wget – Utilitário para copiar arquivos atraes da WWW via HTTP e FTP com suporte a reinicio do ponto de interrupção do download.
  • wmf – Web Mail Folder
  • wml – Website META Language por Ralf Engelschall
  • wwwcount – Contador de acessos a páginas Web
  • wwwoffle – Explorer OFFline da World Wide Web
  • wwwtable – Um script em Perl que facilita a produção de tabelas em HTML
  • xsitecopy – Um programa para gerenciar um site WWW via FTP (versão GNOME)
  • zope – O Ambiente de Publicação de Objetos Z

30.2.5 Multimídia

  • gxanim – Interface em GTK para o xanim
  • smpeg-gtv – Exibe arquivos MPEG de audio/vídeo com interface em GTK+
  • smpeg-plaympeg – Exibe arquivos MPEG de audio/vídeo através da linha de comando
  • streamer – Programa de captura de vídeo para a bt848 a video4linux
  • tkxanim – Interface Tcl/Tk para o xanim
  • ucbmpeg – Encoder de vídeo MPEG e ferramentas de análise
  • ucbmpeg-play – Exibe arquivos de vídeo MPEG
  • vstream – Utilitário de captura de vídeo bttv para a criação de MPEGs
  • xanim – Exibe arquivos multimídia (animações, filmes e sons)
  • xanim-modules – Instalação de binários de xanim – somente módulos

30.2.6 Som

  • ascdc – CD changer ideal para ser usado no After Step junto com o módulo wharf
  • ascd – CD Player e mixer para Window Maker e After Step (D)
  • aumix – Mixer em modo texto que permite modificar, salvar e restaurar a configuração de som na inicialização do sistema
  • bplay – Player/Gravador wav que opera em modo texto (root)
  • cam – Mixer para modo texto com controle completo da placa de som. Também permite salvar e restaurar a configuração de som, embora isto seja mais simples através do aumix.
  • cdda2wav – Extrai audio do CD para arquivos wav e mp3
  • cd-diskio – Obtem dados do CDDB sobre o CD de audio
  • cdparanoia – Extrai dados de CD para wav
  • cdtool – Utilitários para manipulação de CD player em modo texto
  • dtmfdial – Gera tons de discagem para linhas tom
  • festival – Lê textos para a placa de som do sistema
  • freeamp – Player mp2/mp3
  • gramofile – Programa de gravação de músicas de disco de vinil para wav com filtros para retirada de ruídos
  • graudio – Permite controlar placas de rádio FM
  • grip – CD-Ripper e CD-Player (do CD paranoia)
  • gtick – Gera ruídos de batida em /dev e /dsp
  • id3 – Modifica cabeçalhos de identificação de arquivos mp3
  • maplay – Decoder mp3 que permite a decodificação para a saída padrão
  • mctools – CDplayer e mixer
  • mixer.app – Mixer para Window Maker (D)
  • mp3blaster – Player mp3 para console
  • mp3info – Mostra cabeçalho de arquivos mp3
  • nas – Network Audio Server – Sistema de audio através da rede
  • playmidi – Toca musicas .mid
  • recite – Lê textos para a placa de som do sistema
  • rplay – Toca sons através da rede
  • s3mod – Player para arquivos de música s3m e mod
  • saytime – Diz as horas na placa de som
  • snack – Adiciona suporte a som na linguagem TCL/TK
  • soundtracker – Módulos para edição. suporta módulos .xt e instrumentos .xi
  • sox – Tradutor universal de sons
  • splay – Toca arquivos mp1, mp2, mp3
  • synaesthesia – Osciloscópio musical
  • timitidy – Midi sequencer. Também faz a conversão de arquivos .mid para .wav
  • tkmixer – Mixer em TCL/TK
  • transcriber – Permite gravar notas durante a descrição de programas
  • vkeybd – Teclado virtual (requer placa awe)
  • wav2cdr – Converte wav em arquivos cdr. Permite edição de músicas
  • wavtools – Ferramentas para arquivos wav (player, recorder, compactação)
  • wmcdplayer – Módulo de Cd player para Window Maker
  • wmxmms-spectrum – Spectrum analizador para Window Maker (D)
  • workbone – CD player para modo texto operado através do teclado numérico
  • wosundprefs – Preferências musicais para o Window Maker
  • wsoundserver – Servidor de som para Window Maker
  • xcolmix – Um mixer colorido RGB
  • xfreecd – Programa para tocar CDS
  • xmcd – CD player/changer muito completo com suporte ao CDDB
  • xmix – Mixer para o X
  • xmp – Player mod, s3m, 669, mtm, ptm, okt, far, wow, amd, rad, alm

30.2.7 Comunicação/Fax

  • adbbs – AD BBS, uma BBS baseada em perl ou menu de sistema fácil
  • efax – Programas para enviar e receber mensagens de fax
  • hylafax-client – Programa HylaFAX cliente
  • hylafax-server – Programa HylaFAX servidor
  • lrzsz – Ferramentas para a transferência de arquivos através de zmodem/xmodem/ymodem
  • mgetty-fax – Ferramentas de Fax para o mgetty
  • mgetty – Substituição ao getty
  • mgetty-viewfax – Programa para mostrar arquivos de fax sob o X
  • mgetty-voice -Secretária Eletrônica para o mgetty
  • minicom – Clone do “Telix” – um programa de comunicação do DOS
  • mserver – Servidor de Modem para a Rede
  • seyon – Programa de comunicação nativo completo nativo do X11
  • smsclient – Um programa para enviar mensagens curtas para telefones móveis/Pagers (SM / SMS)
  • speaker – Aplicativo Viva Voz baseado em Tcl/Tk
  • tkhylafax – Uma interface td ao hylafax
  • xringd – Daemon de chamadas Extendida – Monitora toques do telefone e executa alguma ação

30.2.8 X Window

  • asclock – Relógio do After Step
  • dfm – Gerenciador de Arquivos/Desktop
  • dgs – Visualizador de arquivos do Ghost Script
  • dxpc – Compactador do protocolo X para linhas lentas
  • floatbg – Modifica lentamente a cor do fundo da janela do root
  • gdm – Gerenciador de seção do GNOME – Substituição ao xdm
  • gentoo – Um gerenciador de arquivos totalmente configurável para o X usando o GTK+
  • gtkcookie – Editor de arquivos cookie
  • gtkfind – Localizador de arquivos completo
  • gtkfontsel – Visualizador de fontes
  • ical – Um aplicativo de calendário baseado em X11/Tk
  • regexplorer – Explorer visual de expressões regulares
  • rt – Mostra arquivos de log selecionados na janela raíz do X
  • sclient – Um cliente MUD baseado em gtk.
  • sfm – Um gerenciador de arquivos baseado em texto usando o GTK+
  • tkdesk – Um gerenciador de Desktop/Arquivos X11 baseado em TCL/TK
  • tkvnc – Mostra uma lista de máquinas definidas para iniciar o VNC
  • tkworld – Uma interface gráfica para comandos do shell
  • tuxeyes – Uma versão do xeyes para o penguim
  • ude – Ambiente desktop do Unix
  • unclutter – Oculta o mouse no X após um período de inatividade
  • uwm – Gerenciador de janelas ultimate para o UDE
  • vreng – Motor de realidade virtual
  • wdm – Substituição ao XDM com visual do Window Maker, animações e suporte a seleção do gerenciador de janelas
  • wmanager – Permite selecionar o gerenciador de janelas após o login do xdm
  • wmapm – Mostra o status da bateria, gerenciamento de energia do sistema (D)
  • wmdate – Mostra a data/dia da semana (D)
  • wmifs – Monitor das interfaces de rede com indicador de atividade das interfaces (envio/recebimento) gráfico de atividade na rede e indicador de interface ativa (D)
  • wmitime – Relógio analógico+digital+data e hora da Internet. (D)
  • wmload – Mostra a carga da CPU na forma de barras (D)
  • wmmail – Monitor de E-mails (D)
  • wmmatrix – Mostra um dock do matrix (D)
  • wmmixer – Mixer para o Window maker (D)
  • wmmoonclock – Relógio da lua (D)
  • wmnet – Monitor de interfaces de rede (D)
  • wmnetselect – Dispara o netscape através de um ícone (D)
  • wmpinboard – Todo list com animações e um excelente visual (D)
  • wmspaceweather – Monitora prótons e elétrons do espaço (D)
  • wmtime – Relógio analógico, dia da semana e data (D)
  • wmtv – Sintonlizador de TV para Window Maker com suporte a seleção de canais, sistema de cores PAM-M/Secam/NTSC, ajuste fino, procura de estações de TV, uso de aplicativos de TV externos e muito mais (D)
  • x2x – Liga a imagem de 2 monitores simulando multi-telas
  • xautolock – Inicia um programa após certo período de inatividade do X
  • xawtv – Visualizador Video4linux
  • xbanner – Deixa a tela de login mais bonita
  • xext – Extensões para os servidores X
  • xfishtank – Mostra um aquário na janela raíz do X Window
  • xfs – Servidor de fontes do X
  • xfs-xtt – Servidor de fontes do X com suporte a fontes true type
  • xinput – Configuração em tempo de execução e teste para dispositivos de entrada do X
  • xipmsg – Envia mensagens
  • xjscal – Calibrador de Joystick para o X11
  • xkbsel – Ferramenta para definir, selecionar e indicar teclados para o X
  • xkbsel-gnome – Ferramenta para definir, selecionar e indicar teclados para o X (versão para Gnome)
  • xkeycaps – Mostra o código de teclas do seu teclado no X para a construção de um Xmodmap personalizado
  • xlockmore-gl – Versão do xlockmore em GL
  • xlockmore – Trava a tela do X até que uma senha seja digitada
  • xmaddressbook – Agenda de endereços para o X
  • xmanpages – Visualizador de páginas de manual para o X
  • xmbdfed – Editor de fontes para o X11
  • xmon – Monitor do protocolo X
  • xmotd – Navegador da mensagem do dia par ao X
  • xodo – Mede a “distância” percorrida pelo cursos do seu mouse. É permitido escolher até a unidade de medida da distância
  • xpaste – Mostra o conteúdo copiado com CTRL+C
  • xrootconsole – Melhora a aparência do desktop
  • xscreensaver – Coleção de Screen Savers automático para o X
  • xscreensaver-gl – Proteções de tela GL para o xscreensaver
  • xsm – Gerenciador de seção do X
  • xsnow – Animação de neve para o X (muito legal).
  • xt – Traceroute gráfico em GL. Mostra o caminho percorrido por sua conexão até chegar ao destino
  • xvt – Emulador de terminal do X parecido com o xterm, mas menor
  • xwit – Uma coleção de rotinas simples para chamar algumas funções do X11
  • xwrits – Te lembra para dar uma parada na digitação
  • xzoom – Lente de aumento para parte da sua tela do X, com atualizações rápidas

30.2.9 Editoração Gráfica/Visualizadores

  • dia – Editor de Diagramas
  • egon – Programa de animações da Siag Office
  • gimp – O Programa de Manipulação de Imagens da GNU
  • imagemagick – Programas de manipulação de Imagem
  • mentor – Uma coleção de algoritmos de animação
  • moonlight – Cria e desenha cenas em 3D
  • pixmap – Um editor de pixmaps
  • qcad – Sistema CAD PROFISSIONAL.
  • qiv – Um visualizador rápido de imagens para o X
  • saoimage – Utilitário para mostrar e processar imagens atronômicas
  • sced – Um programa para criar cenas em 3D
  • sketch – Um programa de desenho interativo do X11
  • terraform – Um programa para geração/manipulação de mapas Tridimensionais da Terra
  • tgif – Programa para desenhos 2-D sob o X11
  • whirlgif – Cria GIFs animadas
  • xbmbrowser – Navegador para Pixmaps e Bitmaps
  • xfig – Facilita a geração de figuras interativamente sob o X11
  • xli – Visualiza imagens sob o X11
  • xloadimage – Visualizador de arquivos gráficos sob o X11
  • xpcd – Coleção de ferramentas PhotoCD: Básico
  • xpcd-gimp – Coleção de ferramentas PhotoCD: Suporte ao Gimp
  • xpcd-svga – Coleção de ferramentas PhotoCD: Visualizador SVGA
  • xv-doc – Documentação do XV em Posscript e HTML.
  • xv – Uma visualizador e manipulador de imagens para o X Window System
  • xwpick – Captura uma tela X11 e armazena em arquivos

30.2.10 Emuladores/Ferramentas p/ Interação com outros SO

  • doschk – Verifica a compatibilidade de arquivos SYSV e DOS
  • dosemu – Emulador de DOS para Linux
  • dosfstools-Utilitários para criar e checar sistemas de arquivos DOS FAT
  • hfsutils – Ferramenta para ler e gravar volumes Macintosh.
  • hfsutils-tcltk -Interface Tcl/Tk para ler e gravar volumes Macintosh
  • macutils – Conjunto de ferramentas para negociar com arquivos especiais do Macintosh
  • mcvert – Ferramenta para negociar com arquivos encodificados especiais do Macintosh
  • mixal – Um emulador MIX e interpretador MIXAL
  • mtools – Ferramenta para manipulação de arquivos do DOS
  • p3nfs – Monta unidades da séria Psion 3[ac], 5
  • simh – Um emulador de vários computadores DEC
  • stella – Emulador do video game Atari 2600 Emulator para X Windows
  • uae-exotic – O Emulador Amiga Ubiquitous: Binários exóticos
  • uae – O Emulador Amiga Ubiquitous: Básico
  • uae-suid – O Emulador Amiga Ubiquitous: Binários Suid root
  • umsdos – Utilitários para o sistema de arquivos UMSDOS
  • vice – Emulador versátil do commodore
  • wine – Emulador do Windows (Emulador Binário)
  • xapple2 – Emulador do Apple
  • xcopilot – Emulador do Pilot
  • xspectemu – Emulador do Spectrim Fast 48k ZX para X11
  • xtrs – Emulador para os computadores TRS-80 Modelos I/III/4/4P
  • xzx – Emulador de espectro baseado em ZX para o X11

30.2.11 Programação / Bancos de Dados / Acesso a Dados

  • bcc – Compilador C 16 Bits
  • bin86 – Assembler 16 bits e carregador
  • binutils – Assembler da GNU, linker e utilitários binários
  • clc-intercal – Compilador para a linguagem Intercal
  • cmucl – Compilador lisp CMUCL e sistema de desenvolvimento
  • colorgcc – Colore mensagens de alerta/erro do GCC
  • cutils – Utilitários de código fonte C
  • cvs – Concurrent Versions System
  • cvsweb – uma interface CGI ao seu repositório CVS
  • cxref – Gera documentação em latex e HTML para seus programas em C
  • dbf2pg – Converte arquivos do xBase para PostgreSQL
  • dbf – Pacote de manipulação de arquivos xbase
  • dbview – Visualiza arquivos do dBase III
  • dialog – Permite adicionar o recurso de caixas de diálogo em shell scripts como “Yes/No”, “Ok”, “Cancelar”, etc.
  • dist – Ferramentas para desenvolver, manter e distribuir softwares
  • doc++ – Um sistema de documentação para C/C++ e Java
  • f2c -Um tradutor do Fortran77 para C/C++ com bibliotecas estáticas e compartilhadas
  • f77reorder – Um script de compilação Fortran chamando o f2c/gcc
  • fp-api -Units Livres da API do Pascal
  • fp-compiler – Compilador Livre do Pascal
  • fp-extra – Pacotes Extras do Pascal Livre
  • fp-fcl – Pascal Livre – Biblioteca de Componentes Livres
  • fp-gtk – Ligações Pascal – GTK
  • fp-utils – Units do Pascal Livre
  • freetds-jdbc – Driver JDBC Java puro para MS SQL e Sybase
  • g77 – Compilador GNU Fortran 77.
  • gbdk-dev – Kit de desenvolvimento do GameBoy – pacotes de desenvolvimento
  • gbdk-examples – Kit de desenvolvimento do GameBoy – pacote de exemplos
  • gbdk -Kit de desenvolvimento GameBoy – pacote binário
  • gcc272-docs – Documentação para compiladores gcc (gcc272, g++272)
  • gcc-i386-gnu – Cheap cross-compiler para GNU/Hurd
  • gcc – O compilador C da GNU
  • g++ – Compilador GNU C++
  • gdb – O depurador GNU
  • gengetopt – Gerador de estrutura main.c
  • global – Ferramenta de procura e navegação do código fonte
  • gpc – Compilador Pascal da GNU
  • gprolog – Compilador GNU Prolog
  • gtksql – Interface gráfica GTK para o banco de dados posgress SQL
  • guavac – Compilador java
  • hello-debhelper – O programa inicial e um bom exemplo
  • hello – O programa inicial e um bom exemplo
  • indent – Programa de formatação do código fonte em linguagem C
  • inform – Compilador para jogos de aventura
  • jitterbug – Um ferramenta cgi-bin para relato de problemas e teste
  • lclint – Uma ferramenta para checagem estática de programas em C
  • liwc – Ferramentas para manipular o código fonte em C
  • mercury – Nova linguagem de programação lógica/funcional
  • mmake – Gerador Makefile para programas em java
  • mpsql – Uma interface gráfica ao PostgreSQL
  • mysql-client – Binários cliente do banco de dados mysql
  • mysql-gpl-client – Binários cliente do banco de dados mysql
  • mysql-manual – Documentação não oficial do MySQL 3.20
  • mysql-server 3.22.32-1 – binários do servidor do banco de dados mysql
  • nosql – um sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional para Unix
  • p2c – Tradutor Pascal para C
  • pentium-builder – Força a compilação otimizada para computadores Pentium
  • pgaccess – Interface gráfica Tk/Tcl para o banco de dados PostgreSQL
  • phylip – [Biology] A program package for inferring phylogenies
  • postgresql – Banco de dados SQL relacionado a objetos, descendente do POSTGRES
  • postgresql-client – Programas de interface para o PostgreSQL
  • postgresql-contrib – Facilidades adicionais para o PostgreSQL
  • postgresql-test – Conjunto de testes de regressão para o PostgreSQL
  • smalleiffel – Compilador Eiffel GNU
  • solid-desktop – Servidor SQL Sólido
  • solid-devel – Desenvolvimento do Servidor SQL Sólido
  • solid-doc-Documentação do servidor sólido SQL
  • solid-tools – Ferramentas do servidor sólido SQL
  • www-mysql – Uma interface WWW interface para o banco de dados TCX mySQL
  • www-pgsql – Uma interface WWW para o banco de dados PostgreSQL
  • xmysqladmin – Interface gráfica para o mysql (3.22.xx)
  • xxgdb – Interface gráfica para o GNU debugger gdb

30.2.12 Impressão

  • apsfilter – Um filtro de linha de impressão para sistemas com lpd/lpr
  • cupsys-bsd – Common UNIX Printing System(tm) – comandos BSD
  • cupsys – Common UNIX Printing System(tm) – básico
  • djtools – Ferramentas para a impressora HP Deskjet
  • ifhp – Filtro para impressoras HP LaserJet
  • lprng – Sistema de spooling de impressão lpr/lpd
  • lpr – Sistema de spooling da linha de impressão estilo BSD
  • magicfilter – Filtro automático de impressora
  • mpage – Mostra múltiplas páginas em uma impressora PostScript
  • printop – Interface gráfica para o daemon de impressão LPRng
  • printtool – Ferramenta de administração de impressoras
  • psptools – Ferramentas para impressoras PostScript e dispositivos
  • rlpr -Um utilitário para impressão do ldp sem usar o /etc/printcap
  • wip – Pacote de para ploters gráficos com alta qualidade de saída

30.2.13 Texto

  • 1a2ps – Conversor GNU de “tudo para PostScript” e impressão
  • abc2ps – Traduz arquivos de descrição de música ABC para PostScript
  • acroread – Adobe Acrobat Reader: Visualizador de arquivos Portable Document Format
  • aspell – Uma substituição mais inteligente para o verificador ortográfico ispell
  • brazilian-conjugate – Conjugador de verbos Portugues do Brasil
  • catdoc – Conversor de arquivos MS-Word para TeX ou texto plano
  • colortail – tail que colore os padrões que conferem
  • cost – Ferramenta de pós processamento SGML de propósito geral
  • debiandoc-sgml -DTD DebianDoc SGML e ferramentas de formatação
  • docbook – DTD SGML para a documentação de software
  • dog – Substituição avançada para o cat
  • figlet – Cria palavras usando tabelas de caracteres ASCII
  • flip – Converte arquivos de texto entre os formatos DOS e Unix
  • ghostview – Um visualizador PostScript para o X11
  • gnuhtml2latex – Um Script Perl que converte arquivos html em latex
  • gs-aladdin – Interpretador PostScript com suporte a X11 e preview svgalib
  • gsfonts – Fontes para o interpretador ghostscript
  • gs – Interpretador PostScript com suporte a X11 e preview svgalib
  • gtkdiff – Ferramenta de comparação de texto gráfica
  • help2man – Gerador automático de páginas de manual
  • html2ps – Conversor HTML para PostScript
  • iamerican – Um dicionário de Inglês Americano para o ispell
  • ibrazilian – Um dicionário do Brasileiro para o ispell
  • ispell – International Ispell (um corretor ortográfico interativo)
  • less – Programa de paginação de arquivos, parecido com o more
  • lincredits – Gera versões com melhor formatação do arquivo CREDITS do Linux
  • lookup – utilitário para procurar arquivos de texto rapidamente e com muitos recursos
  • lout – Sistema de Digitação, uma alternativa ao (La)TeX
  • lv – Um poderoso visualizador de arquivos multi-língua
  • lyx – Processador de textos de alto nível
  • mgdiff – clone do xdiff
  • mswordview – Um conversor de arquivos MS Word 97/2000 para HTML
  • ndtpd – Servidor CD-ROM books
  • par – Reformatador de parágrafo
  • pbm2ppa – Conversor PBM para PPA
  • perlsgml – Ferramentas para construir e analizar DTDs SGML
  • perspic – Programa indexador de textos e localizador de palavras
  • poster – Faz grandes posters de páginas PostScript
  • ppd-gs – Arquivos de descrição de impressora PostScript para o Ghostscript
  • pstotext – Extrai textos de arquivos PostScript e PDF
  • recode – Utilitário de conversão do conjunto de caracteres
  • sgml-base – Utilitário para manter o arquivo de catálogo SGML
  • sgml-data – Dados comuns entre DTDs SGML e entities
  • sgml-tools – Conversores SGML somente par ao DTD linuxdoc
  • spell – Spell GNU, um clone do “spell” para Unix
  • sufary – Ferramentas de procura em texto completo usando uma array de sufixos
  • sufary-tcltk – Interface Tcl/Tk para o SUFARY
  • tcs – Tradutor de conjunto de caracteres
  • tkdiff – Utilitário “diff” gráfico
  • trueprint – Imprime de forma organizada o código fonte
  • word2x – Traduz arquivos do Word em texto ascii ou LaTeX
  • xpdf – Visualizador do formato Portable Document Format para X11
  • xpw – O processador de textos Patético

30.2.14 Kernel

  • adjtimex – Mostra e configura variáveis do kernel
  • autofs – Montador automático baseado no kernel para Linux
  • kernellab – Gerencia facilmente configurações do kernel em muitas máquinas
  • kernel-package – Scripts de construção do pacote de kernel para a Debian
  • knl – Obtém/ajusta parâmetros de imagem do kernel
  • ksymoops – Interpreta mensagens oops e de erro do kernel
  • psmisc – Utilitários que utilizam o sistema de arquivos /proc
  • systune – Ajuste fino do kernel através do sistema de arquivos /proc

30.2.15 Notebooks

  • apmd – Utilitário para gerenciamento avançado de energia (APM) em Notebooks
  • toshutils – Utilitários para Note Books Toshiba
  • wmbattery – Mostra o status/carga da bateria (D)

30.2.16 Gravação de CD/DVD

  • cdrdao – Grava CDs de audio ou tipos de dados diversos no disco de uma só vez
  • cdrecord – Ferramenta de gravação de CD/DVD
  • cdrtoaster – Interface gráfica em Tcl/Tk para gravar CD-ROMs
  • cdwrite – Ferramenta de gravação de CD para unidades CD-R Orange Book
  • cdlabelgen – Gera capa e fundo para CDs
  • gtoaster – Gnome Toaster, uma interface gráfica para gravação de CD’s
  • mkhybrid – Cria imagens do sistema de arquivos CD-ROM
  • mkisofs – Cria imagens do sistema de arquivos CD-ROM ISO-9660
  • tkcdlayout – Programa simples em X para criar capas de CDs
  • xcdroast – Software de gravação de CDs baseado no X

30.2.17 Computação Paralela/Clusters

  • lam2-dev – Ativa processamento paralelo entre múltiplos processadores
  • mpich – Sistema de computação Paralela
  • pvm – Máquina Virtual Paralela – binários e bibliotecas compartilhadas

30.2.18 PalmTop / Palm Pilot / Computadores de Mão

  • imgvtopgm -Utilitário de conversão de imagem PalmPilot/III
  • jpilot -Um utilitário GTK para modificar o conteúdo de seus Bancos de Dados no Pilot.
  • lpkg – Carregador do pacotes de mensagens para o PDA Newton MessagePad
  • lx-gdb – Mostra e carrega banco de dados do palmtop da HP
  • lxtools -Permite o gerenciamento de arquivos em palmtops HP100/200LX
  • palm-doctoolkit – Ferramentas de texto eletrônico para usuários PalmPilot
  • picasm -Assembler para a familia de controladores Microchip PIC
  • pilot-link -Ferramentas para se comunicar com um Pilot 3COM PDA através de uma porta serial
  • pilot-manager – PalmPilot PIM, UI, e gerenciador de conduíte
  • pilot-template – Gerador de código para programas do PalmPilot
  • pilrc – Compilador de recursos e editor do PalmPilot/PalmIII
  • pose – Emulador PalmOS
  • prc-tools – GCC, GDB, binutils, etc. para o PalmPilot e Palm III
  • pyrite – Kit da plataforma de comunicação Palm Computing(R) para Python

30.2.19 Backup

  • afbackup-client – Sistema de backup cliente-servidor (lado Cliente)
  • afbackup – Sistema de backup cliente-servidor (lado Servidor)
  • amanda-client – Advanced Maryland Automatic Network Disk Archiver (Cliente)
  • amanda-common – Advanced Maryland Automatic Network Disk Archiver (Libs)
  • amanda-server – Advanced Maryland Automatic Network Disk Archiver (Servidor)
  • floppybackup – Backup em disquetes usando diversos tipos de formatos de disquetes
  • taper – Utilitário de backup do sistema em tela cheia
  • tob – Programa pequeno e poderoso orientado a backup de tapes

30.2.20 Utilitários

  • afio – Programa de manipulação de arquivos
  • aish – Conversor ish/base64/uuencoded_file
  • alien – Instala pacotes da Red Hat, Stampede e Slackware com o dpkg
  • ascii – Mostra aliases e tabela para caracteres ASCII
  • autoconf – Script de configuração automático
  • autogen – Gerador automático de arquivos texto
  • automake – Gerador automático de scripts Makefile
  • autoproject – Cria um esqueleto de pacote fonte para um novo programa
  • barcode – Cria código de barras no formato .ps
  • binstats – Ferramenta de estatística para programas instalados
  • birthday – Alerta sobre eventos pendentes no login
  • blinkd -Pisca LEDS do teclado para uma secretária eletrônica ou máquina de fax
  • bl – Pisca seqüencialmente os LEDs do teclado
  • bsdmainutils – Mais utilitários do 4.4BSD-Lite
  • btoa – Converte binário para ascii e vice versa
  • cbb – Um clone do Quicken
  • chase – Segue um link simbólico e mostra seu arquivo alvo
  • dgpsip – Corrige localização GPS com o sinal DGPS da internet
  • diffstat – produz gráficos das alterações introduzidas por um arquivo diff
  • dotfile-bash – Gerador de arquivos dotfile, módulo para o bash
  • dotfile -Configuração fácil de programas populares através da interface Tcl/Tk
  • dotfile-elm – Gerador de arquivos dotfile, módulo para o elm
  • dotfile-fvwm1 – Gerador de arquivos dotfile, módulo para o fvwm1
  • dotfile-fvwm2 – Gerador de arquivos dotfile, módulo para o fvwm2
  • dotfile-ipfwadm – Gerador de arquivos dotfile, módulo para o ipfwadm
  • dotfile-procmail – Gerador de arquivos dotfile, módulo para o procmail
  • dotfile-rtin – Gerador de arquivos dotfile, módulo para o rtin
  • dotfile-tcsh – Gerador de arquivos dotfile, módulo para o tcsh
  • dump – 4.4bsd dump e restore para sistema de arquivos ext2
  • fastjar – Utilitário de criação de arquivos Jar
  • fdupes – Identifica arquivos duplicados residindo nos diretórios especificados
  • fdutils – Utilitários de disquete do Linux
  • file – Determina o tipo de arquivo usando números “mágicos”
  • gcal – Mostra um calendário
  • gettext – Utilitários de internacionalização da GNU
  • gfloppy – Interface gráfica para a formatação de disquetes
  • git – Ferramentas interativas da GNU
  • glimpse – Ferramentas de indexação e localização em tela cheia
  • gmc – Midnight Commander – Um poderoso gerenciador de arquivos – Versão gnome
  • gmemusage -Mostra um gráfico detalhando a utilização de memória por cada processo
  • gnotes – Applet de notas Yellow sticky para o GNOME
  • gnucash – Um programa de tratamento de finanças pessoais
  • gpm – Daemon de mouse para modo texto
  • grep-dctrl – Versão do gru para informações de pacotes da Debian
  • gtktalog – Catálogo de Disco
  • guitar – Ferramenta de extração/visualização de arquivos em GTK+
  • gxset – Interface gráfica baseada em GTK a ferramenta de linha de comando xset
  • hextype – Hexdump de acordo com o formato de saída do antido Debug do DOS
  • iraf – Redução de Imagem e Facilidade de Análise (astronomia/imagem)
  • jdresolve – Alternativa rápida ao logresolve do Apache
  • kbd – Utilitários de fonte e mapas de teclado para o console do Linux
  • launcher – Seleciona que programa carregar de acordo com a extensão
  • lavaps – Uma lâmpada de lava dos processos atualmente executados
  • leave – Te lembra quando deve deixar o sistema (muito útil para quem gosta do Linux :-)
  • linuxlogo – Logotipo do Sistema Colorido em ANSI
  • loadwatch – Executa um programa usando somente ciclos ociosos da CPU
  • makepatch – gera/aplica arquivos de patch com mais funcionalidade que o diff plano
  • mc-common – Arquvios comuns par ao mc e gmc
  • mc – Midnight Commander – Um poderoso gerenciador de arquivos
  • mirrordir – Duplica um diretório fazendo um mínimo de modificações
  • ncdt – Mostra a árvore de diretórios
  • netplan – Servidor de rede para o “plan”
  • nwrite – Substituição avançada ao comando write
  • patch – Aplica um arquivo gerado pelo diff a um original
  • pcal – Cria calendários imprimíveis via PostScript sem o X
  • perforate – Utilitários para salvar espaço em disco
  • pgrep – utilitário grep que usa expressões regulares compatíveis com o Perl
  • plan – Planejamento diário baseado em X/Motif (compilado dinamicamente com LessTif)
  • pointerize – Utilitários de internacionalização baseado no gettext
  • popularity-contest – Vote em seus pacotes favoritos automaticamente
  • pydf – Clone df com saída em cores
  • rtlinux – Linux em Tempo Real
  • set6x86 -Ferramenta de configuração para CPUs Cyrix/IBM 5×86/6×86
  • splitvt – Executa dois programas em uma tela dividida
  • statserial – Mostra a linha de status da porta serial do modem
  • strace – Um traçador de chamadas do sistema
  • sunclock – Mostra porção iluminada do planeta terra
  • symlinks – procura/modifica links simbólicos
  • tleds – Pisca LEDs do teclado indicando Envio e Recebimento de pacotes da rede
  • tree – Mostra a árvore de diretórios em cores
  • units – conversor entre diferentes unidades de sistema
  • uptimed – Utilitário para registrar seus maiores tempos de utilização do sistema
  • urlview – Extrai URLs de textos
  • vold – Daemon de volume para unidades de CDROM
  • vrms – Virtual Richard M. Stallman (mostra mensalmente uma lista de pacotes não-livres instalados em seu sistema)
  • wipe – Deleção segura de arquivos (sem possibilidade de recuperação)
  • xcal – Um calendário gráfico com alarmes de alerta
  • xplanet – Cria imagens do planeta Terra
  • xvmount – Pequeno utilitário gráfico para a montagem de dispositivos pelos usuários

30.2.21 Compactadores/Descompactadores/Arquivadores

  • bzip2 – Um ótimo compactador de arquivos texto – utilitários
  • gzip – Compactador de arquivos de formato .gz
  • lha – Compactador de arquivos no formato .lha ou . lzh
  • lzop – Um compactador em tempo real
  • ncompress – Compress / Uncompress original para a transferência de News, etc.
  • rar – Compactador/Descompactador de arquivos .rar
  • tar – Utilitário de arquivamento de arquivos
  • unarj – Descompactador de arquivos .arj
  • unzip – Descompactador de arquivos .zip
  • zoo – Manipula arquivos compactados no formato .zoo

30.2.22 Dispositivos X-10 (Controle de eletrodomésticos e aparelhos via PC)

  • bottlerocket – Utilitário para controle de dispositivos X10
  • heyu – Comunicação X10 de dois pontos para o CM11A
  • wmx10 – Permite controlar uma casa através de módulos x10. Este aplicativo permite controlar até 8 dispositivos por casa (D)
  • x10 – Opera módulos de controle de força elétrica
  • X10x10-automate – Interface gráfica para o utilitário de controle de força de linha X10
  • xtend – Daemon monitor de status X10

30.2.23 Outros

  • acs – Simulador de Circuito Al’s
  • avra – Montador para microcontroladoras AVR Atmel
  • avrp – Programador para microcontroladoras AVR Atmel
  • chipmunk-log – Ferramenta de captura esquemática e ambiente de simulação
  • cracklib2-dev – Uma biblioteca de checagem de senhas
  • cracklib2 – Uma biblioteca de checagem de senhas
  • cracklib-runtime – Uma biblioteca de checagem de senhas
  • display-dhammapada – Mostra versos do Dhammapada
  • fastdnaml – [Biologia] Uma ferramenta para construção de árvores da seqüência do DNA
  • geda – GNU EDA — Software de design eletrônico
  • gwave – Um visualizador waveform para simuladores spice
  • megahal – Um simulador de conversação que pode aprender
  • mime-support – Arquivos MIME “mime.types” e “mailcap”, e programas
  • nitpic – Simulador para o Microcontrolador Microchip PIC16C84
  • pcb – Programa de Design de Placas de Circuito Impresso
  • puzzle – [Biology] Reconstruction of phylogenetic trees by maximum likelihood
  • readseq – [Biologia] Conversão entre formatos em seqüência
  • savant – Analizador VHDL 93 livre da University de Cincinnati’s
  • screen – Um gerenciador de tela com a emulação de terminal VT100/ANSI
  • seaview – [Biologia] Um editor de alinhamento em múltiplas seqüências
  • simulpic – Simulador de dispositivo PIC Microchip
  • smtm – Show Me The Money is a configurable Perl/Tk stock ticker program
  • spim – Emulador MIPS R2000/R3000
  • xacc-smotif -Um programa de tratamento de finanças pessoais
  • xacc – Um programa de tratamento de finanças pessoais
  • xcircuit – Esquemas de circuitos de desenho de quase tudo

Guia Foca GNU/Linux

Versão 5.65 – domingo, 05 de setembro de 2010

Gleydson Mazioli da Silva gleydson@guiafoca.org


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s