Computação nas nuvens, informação nas nuvens.

A tecnologia tem evoluído para o caminho da mobilidade, os dispositivos móveis tomou conta da nossa usabilidade e necessidade diária, basta ver como as redes sem fio evoluíram em termos de conectividade, estabilidade e segurança e os equipamentos que dão suporte à toda essa mobilidade nem se fala, são cada vez mais compactos, modernos e poderosos.
As transações online se multiplicaram e estão cada vez mais diversificadas, logicamente pegando carona na evolução da mobilidade tecnológica, até a política que é considerada uma batalha corpo a corpo com seus eleitorados, estão se rendendo às transações online referentes as suas campanhas. Mas tudo isso já se tornou normal, falar de internet banking, lojas online, campanhas online e outras transações online já não surpreende e nem empolga tanto, com isso alguns novos conceitos surgiram para dar um “up” na tão cobrada evolução tecnológica.

Hoje se fala muito em computação nas nuvens ( Cloud Computing ), que é um novo conceito para colocar online mais do que já existe. Agora sua empresa inteira estará exclusivamente online, ou seja, quando você chegar na empresa e ligar o computador em que você trabalha, as informações corporativas que você estiver acessando, não estarão fisicamente na empresa, com isso você poderá acessar as informações de qualquer lugar, não necessariamente de dentro da empresa basta ter um computador, uma internet e o acesso devidamente autorizado.
A evolução da rede corporativa está chegando, aquelas imensas estruturas de CPD’s com servidores robustos, softwares caros e profissionais especializados não seriam mais necessários com a computação nas nuvens, as empresas podem pagar um valor mensal e previsível e com isso obter toda essa estrutura fora dela e aos cuidados de uma empresa contratada e especializada para isso.As vantagens do cloud computing relacionadas acima são realmente muito interessantes no ponto de vista administrativo e financeiro mas “as suas informações não estão contigo” e por isso tenho alguns pontos à questionar e derrepente se alguém que já implementou o cloud computing e tratou esses problemas, se puder fazer um comentário ficarei muito grato e divulgarei com prazer:

  • Se a minha empresa funcionar 24×7, o suporte da prestadora também irá funcionar ?
  • Qual seria a relação do TI da minha empresa com o “suporte nas nuvens”, qual seria a nossa autonomia ?
  • Preciso da restauração de backup “ urgente “, em quanto tempo serei atendido ?
  • Posso colocar informações críticas nas nuvens sem correr os riscos que as nuvens oferecem ?
  • Quem terá acesso às minhas informações ?
  • E se eu quiser romper o contrato como garantir se informações minhas não ficarão armazenadas em terceiros ?
  • As minhas políticas de segurança da informação se aplicariam à prestadora ?
  • O funcionário poderia acessar de casa ? Como isso seria evitado para que ele não copie informações corporativas para o seu computador pessoal ?
  • Se houver restrição de acesso por IP fixo, como fariam as empresas que possuem ADSL ? E o IP spoofing ? E os mobiles ?
  • Essa estrutura suportaria troca de informação contínua de vários computadores à bancos de dados grandes ? Que banda eu precisaria pra isso ?

Enfim, essas e outras  questões sobre segurança da informação ainda não sei responder quanto se trata de cloud computing, sugiro à comunidade SI, inclusive eu, estudar um pouco mais sobre cloud computing pois o lado bonito dessa computação nas nuvens está sendo apresentado, entendível e financeiramente interessante, mas o lado feio ainda não apareceu.
Redução de custo é essencial, mobilidade e flexibilidade no negócio também, mas temos que nos atentar até que ponto estamos pondo em risco a continuidade do mesmo .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s