Adolescentes na internet

Muitas brincadeiras de adolescentes na internet que são julgadas pelos mesmos como “brincadeiras inocentes”, podem ser crimes passíveis de punição.
O adolescente, quase sempre, percebe que o que está fazendo é errado, porém não há uma noção real sobre a ética que envolve a utilização dos sistemas online e tão pouco sobre as leis que regem sobre os mesmos. Essas questões acabam tornando os seus atos inconsequentes  e essa inconsequência pode causar cicatrizes difíceis de serem apagadas.

Divulgar uma foto na internet, por exemplo, é um ato que na maioria das vezes  o arrependimento não adianta muito, visto que se perde o controle de exibição desse conteúdo e mesmo que não queira, essa foto pode ficar disponível na internet pelo resto de suas vidas e depois delas também.

Outra “brincadeira inocente” que pode não acabar bem, acontece quando o adolescente, normalmente, utilizando alguns dos diversos recursos  dos seus mobiles ( celulares, smartphones, notebooks e etc ), registram fotos ou vídeos de outras pessoas e as divulga em redes sociais sem o consentimento de todos os envolvidos. Alguém pode não querer que a sua imagem seja exposta em domínio público e isso pode trazer sérios problemas judiciais.

Palavras que ferem a honra, apologia à práticas ilícitas, incitação à violência, disseminação de códigos maliciosos ( voluntária ou involuntariamente ) são algumas outras “brincadeiras” que podem culminar em danos, punição e sofrimento.

O dito anonimato da internet é válido apenas para os que não conhecem como tudo isso funciona, você pode ser identificado sim e as leis aplicadas são as mesmas do código civil, estatuto da criança e adolescente, lei de direitos autorais e outras. Os crimes são os mesmos, os meios e os métodos que estão diferentes, portanto cuidado com as suas “brincadeiras” na internet, elas podem se voltar contra você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s