Comportamento em Mídias Sociais

Quando se falava em comportamento em mídias sociais, os meios de comunicação citados eram o rádio, jornal escrito e a televisão, e não deixou de ser assim, porém entrou nessa lista um quarto elemento, a internet.
Segundo pesquisa realizada pelo site www.desenvolvimentoparaweb.com, disponível em http://desenvolvimentoparaweb.com/midia-social/estatisticas-sobre-comportamento-nas-midias-sociais/ em 14/08/2010, as 5 atividades que mais cresceram de 2006 para 2009, envolvendo mídias sociais foram :

  1. Assistir vídeos pela internet;
  2. Escutar músicas/rádios online ao vivo;
  3. Criar perfil em alguma rede social;
  4. Criar blogs, ler e comentar em outros blogs;
  5. Fazer upload de fotos pessoais em algum site de compartilhamento de fotos.

Já em 2008, a internet era o segundo meio de comunicação mais utilizado nos EUA, atrás somente da televisão, informação tirada no endereço: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=346882, por isso merece toda a nossa atenção quando o assunto é comportamento, pois o alcance que muitas vezes é calculável, às vezes é imprevisível.
Vamos citar alguns casos:

  • Uma adolescente aparentando seus 12 ou 13 anos, tirou algumas fotos na praia, de biquini e resolveu divulgar essas fotos em um site de relacionamento. Algumas de suas fotos foram parar em um blog com comentários obscenos sobre o sua aparência e seu corpo.
  • Dois adolescentes, para pagar uma aposta, resolveram fazer carícias íntimas diante da webcam sendo visualizados online através da internet. Esse ato inconsequente, marcou a vida desses adolescentes e não se sabe até quando esse vídeo estará disponível na internet e até quando eles serão lembrados por isso. Imagine a repercursão que esse ato causou no colégio que eles estudam, entre os seus amigos e diante de seus familiares.
  • Uma outra adolescente divulgou através do orkut, palavras agressivas sobre algumas de suas colegas, oito meninas se reuniram e na saída do colégio daquela que fez a divulgação no orkut, a espancaram deixando-a com algumas escoriações.
  • Uma mulher foi xingada pelo msn, reuniu as provas necessárias e entrou na justiça alegando difamação. A justiça determinou que ela fosse indenizada em 5 mil reais.
  • Alguns jogadores de um dos maiores times do Brasil, diante da webcam online no twitter, fizeram algumas “brincadeiras” que não foram bem vistas e causaram sérios problemas de imagem para aqueles que foram identificados.

Poderíamos escrever páginas e mais páginas relatando situações de má comportamento online, porém essas situações não são novidades visto a divulgação que à elas foram promovidas.

Como você está vendendo sua imagem ?
Qual o retorno você espera ?

Quando paramos pra responder essas duas perguntas, antes das ações praticadas nas mídias sociais, principalmente naquelas relatadas acima, que vem crescendo tanto, podemos obter excelentes resultados ao nosso favor.

A foto de exibição do seu orkut, msn, twitter, blogs, fotologs e etc, estão adequadas ao que você gostaria que as pessoas pensassem de você ?

Na hora da contratação algumas empresas já estão consultando as redes de relacionamentos e daí tirando informações que formam o perfil do candidato esperado, as multinacionais estão consultando o linkedin em busca do perfil ideal do profissional que necessita e alguns outros diversos motivos podem esperar de você uma exibição adequada da sua imagem, portanto cuidado ao falar, cuidado ao exibir ao publicar fotos, vídeos, áudios, posts, cuidado com os gestos, roupas e acessórios, tudo isso terá um retorno e espero que sempre seja bom pra você.

Anúncios

2 comentários

  1. Eu procuro usar as mídias sociais moderadamente, adequando o perfil ao tipo de mídia em questão. Por exemplo, orkut coloco poucas informações pessoais e fotos só de eventos que participo.

    Realmente é preciso ter cuidado com o que se expões sobre si na internet (ainda mais quando sua profissão depende de sua reputação online).

    Obrigado pela referência ao artigo!

    • Realmente Tárcio, a grande comunidade de internautas estão tão envolvidos com o relacionamento via redes sociais que não fazem uma correlação com o seu mundo real, quando na realidade essa fronteira de mundo real e virtual está cada vez mais invisível, o que se faz online certamente vai refletir na vida offline.

      Um grande abraço !!!

      Marcos Lisboa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s